20 de novembro de 2022

Midnights (Taylor Swift, 2022) | TayloReview #02

Faz um mês que a Taylor Swift lançou o seu décimo álbum de estúdio, Midnights, e faz também um mês que o álbum não sai do repeat; não sei mais como era não ter essas músicas na trilha sonora da minha vida e como parte da minha playlist de músicas favoritas da Taylor. 


Ainda não sei se o álbum será o meu favorito da faceta pop dela, mas tem grandes chances de ficar em um Top 2. Acho que o que eu mais gostei em Midnights foi a forma que a Taylor encontrou para amarrar toda a sua narrativa até o momento. Adorei o conceito noites de insônia e a ideia de revisitar esses momentos com um olhar atual e mais maduro. O jeito que ela vai nos conduzindo por meio da narrativa é, mais uma vez, mágico; a gente consegue visualizar as cenas e sentir suas emoções. Analisando o álbum dentro da discografia, parece uma progressão natural do que ela já vinha fazendo, mesmo que a gente demore um pouco para perceber.

Praticamente todo Swiftie vai dizer que Midnights é o filho do 1989 com o reputation, e eu concordo. Mas acho que não dá para ignorar a influência de folklorevermore, principalmente na forma como ela construiu suas letras, sem contar as temáticas que se repetem em algumas músicas. A libertação criativa que a Taylor se permitiu em 2020 fez muito bem para ela e para sua obra. Ah, sim, e como a própria Taylor deixa claro no álbum, ela é uma mastermind e, justamente por isso, não dá para ignorar o enorme buzz que ela já está gerando para as próximas regravações ao falar de alguns de seus romances e frustrações passados. Acho que ela vai usar tudo aquilo que usaram contra ela para diminuir o seu trabalho como munição para alavancar as próximas Taylor's Version e, sinceramente, acho que ela vai conseguir.

Pontos altos: Would've, Could've, Should've; a clara influência de Michael Jackson em Lavender Haze; as músicas sobre Haylor; a vulnerabilidade de Anti - Hero.

Pontos baixos: colocar a Lana Del Rey (!!!!) para fazer backing vocal e ter a audácia de chamar isso de feat. Taylor, eu te amo, mas isso não dá pra defender.

Faixas favoritas: Would've, Could've, Should've, Maroon, The Great War, Midnight Rain, Lavender Haze.